As Dinâmicas de Planificação/Avaliação ajudarão a organizar planos e concretizar ideias bem como a avaliá-los posteriormente.
Nível de dificuldade: 2
Objectivos: Avaliação do trabalho de equipa
Pessoas: equipa, 1 animador
Material: folhas A4; canetas; papel grande
Duração: 1 hora e meia
Concretização:
O coordenador explica o objectivo do exercício e do seu desenvolvimento. Cada participante faz uma lista das forças positivas e negativas do trabalho de equipa, escolhendo as mais importantes. Cada um apresenta as suas conclusões comparando entre si e elabora-se um gráfico geral a partir daí. Uma vez elaborado o panorama geral discutese e analisa-se mais a fundo as forças negativas tentando solucionar e ver o que se pode fazer para manter as forças positivas. Temática Trata-se de uma dinâmica de avaliação do próprio trabalho de equipa.
Nível de dificuldade: 2
Objectivos: avaliação.
Pessoas: qualquer número de pax; 1 animador
Material: papel
Duração: 2 horas (depende do número de pax e da metedologia escolhida).
Concretização:
F.O.F.A. significa “Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças”. Após uma análise ao trabalho desenvolvido poder-se-á dizer quais são cada uma destas quatro, fazendo então uma avaliação cuidada. Também poderá ser um método para analisar e avaliar a escola onde estamos inseridos, o sistema político em que vivemos, etc.
Nível de dificuldade: 2
Objectivos: planificação de uma acção
Pessoas: 10 a 30 pax, 1 animador
Material: cópias da ficha de plano de acção; fichas com perguntas de avaliação
Duração: 2 horas
Concretização:
Esta actividade serve para pôr as pessoas a pensar a cerca daquilo que se consegue fazer num determinado tempo. Cada pessoa deve ter uma cópia do Plano de Acção que serve para trabalharem individualmente. Primeiro devem decidir qual o objectivo que querem atingir. Este tem de ser real e atingível no tempo que têm para o efeito. Pode estar relacionado com a temática que está a ser desenvolvida ou com outra que queiram começar a reflectir. Depois de responderem sozinhos ás questões, formam-se pares de forma a partilhar as suas respostas um com o outro. No grupo todo, cada pessoa diz aos outros qual o seu objectivo e a forma como o celebram quando o atingirem. É muito importante tomar-se consciência das dificuldades que se pode atravessar. Para a avaliação é necessário que se use um método que melhor se adapte ao grupo.