Os Ice-breakers são dinâmicas rápidas que têm como finalidade despertar as pessoas. O nome diz tudo: servem para quebrar o gelo.
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: interacção e comunicação dentro do grupo, criar bom ambiente
Pessoas: 10 a 20 pax (número par), 1 animador
Material: cadeiras (mais duas que o número de participantes), sala espaçosa e vazia
Duração: 15 minutos
Concretização:
Divide-se o grupo completo em dois grupos de igual número de pessoas. Colocam-se as cadeiras em duas filas, uma face à outra. Cada uma tem de ter o mesmo número de cadeiras quanto de participantes, mais uma extra. As linhas têm de ser do mesmo comprimento. Fixa-se um ponto da sala para ser o ponto final da fila que tem de ser equidistante de ambas as linhas. Cada equipa coloca-se na sua fila de cadeiras deixando aquela que está mais longe do final vazia. Começa-se o jogo: a pessoa que está sentada mais perto da cadeira vazia tem de pegar nela e passar ao seu companheiro do lado que por sua vez também a passa ao seguinte… até que a cadeira chegue ao final da fila. Quando esta lá chega o ultimo membro da fila senta-se nela fazendo com que todas as pessoas da equipa se movam uma cadeira à frente. Repete-se este procedimento deslocando-se na sala, até que chegam ao ponto que se considerou como o final do jogo. A corrida é ganha por quem o fizer em menos tempo. Se alguém ao longo do jogo cair ou se levantar sai do jogo, ficando a equipa com duas cadeiras para passar.
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: inter-conhecimento dentro do grupo, introduzir algumas ideias sobre uma temática
Pessoas: a partir de 8 pax, 1 animador
Material: cópias das questões, canetas
Duração: 20 minutos
Concretização:
Este jogo consiste em falar com o maior número de pessoas possível, de forma a conhecer as suas características. Cada um tem de preencher a seguinte lista encontrando pessoas que satisfaçam as questões.
Por exemplo: “Tu és alguém que…” – Redecorou recentemente a casa? – Gosta de cozinhar? – Já viajou para outro país europeu? – Vive com outros membros da família? – Lê o jornal regularmente? – Faz as próprias roupas? – Gosta de futebol? – Tem animais de estimação? – Toca um instrumento musical? – Tem pais ou avós que nasceram noutro país? – Já visitou países fora da Europa?
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: criar bom ambiente dentro do grupo; ajudar o conhecimento das pessoas; promover a interacção; introduzir algumas ideias sobre uma temática.
Pessoas: a partir de 10 pax, 1 animador.
Material: cópias dos “cumprimentos”, caixa, um “cumprimento” por pessoa
Duração: 15 minutos
Concretização:
Os participantes retiram da caixa um papel onde tem escrito um cumprimento. De seguida, dirigem-se ao resto das pessoas, cumprimentando-as de acordo com o papel retirado.
Ex: beijo em cada uma das faces (Portugal e Espanha), dois beijos de cada lado da face (França), três beijos alternando as faces (Dinamarca e Bélgica), colocando as mãos como que a rezar balançando-se para a frente (Japão), esfregando os narizes (Esquimós), abraço muito apertado (Rússia e Palestina), aperto de mão muito forte (Alemanha).
No final, torna-se interessante discutir de onde são provenientes estes diferentes cumprimentos, com quais nos sentimos mais confortáveis ou desconfortáveis, etc. Esta discussão pode depois ser encaminhada para diferentes pontos em que sintam as diferenças entre comunidades ou grupos sociais.
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: interacção e comunicação dentro do grupo, criar bom ambiente
Pessoas: 20 a 30 pax, 1 animador
Material: cadeiras (menos uma que o número de participantes), sala espaçosa
Duração: 5-10 minutos
Concretização:
Colocam-se as cadeiras em círculo. As pessoas sentam-se ficando uma de pé, ao centro. Esta diz: “Eu sou carteiro e trago uma carta para todos aqueles que… usam óculos (…tomaram banho de manhã… que têm calças… que usam relógio…). Aqueles que se identificam têm de mudar de lugar e o que se encontra ao centro também tem de arranjar cadeira para se sentar. Quem ficar em pé, sem cadeira, passa a ser o carteiro.
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: interacção e comunicação dentro do grupo
Pessoas: 10 a 20 pax, 1 animador
Material: cronómetro ou relógio, sala espaçosa e vazia
Duração: 10 a 15 minutos
Concretização:
Pede-se a um participante que saia da sala. O resto do grupo senta-se em círculo. Decidese quem será o líder do grupo. Este começa uma acção (coçar a barriga,mexer a cabeça, simular tocar um instrumento,…) e toda a gente tem de copiar. O líder tem de mudar de movimento frequentemente tendo de ser copiado imediatamente. O participante que se encontrava lá fora entra na sala colocando-se no centro do círculo. Pede-se que este descubra quem é o líder. Tem três hipóteses e caso não acerte estará sujeito a um castigo. Se acertar o líder sai da sala, recomeçando o jogo.
Nível de dificuldade: 1
Objectivos: criar bom ambiente dentro do grupo; relaxar depois de uma dinâmica mais “pesada”.
Pessoas: a partir de 6 pax, 1 animador.
Material: –
Duração: depois do grupo aprender… pode nunca querer parar!
Concretização:
Joga-se em roda, de preferência sentados no chão. Antes do jogo deve-se fazer um “ritual de concentração”. Há diversas possibilidades. Aqui fica uma delas:Ike bana
Kouen Lai
Harakiri Tobogan
Camiseta Chimpanze PanzanPassa-se ao jogo propriamente dito. Existem três movimentos:
“AH”, colocando a mão direita perto do ombro esquerdo – passa para pessoa à esquerda;
“SÔÔ”, colocando o braço esquerdo por cima da cabeça – passa a segunda pessoa à direita;
“CÔÔ”, apontando com os dois braços para alguém à frente (não podem ser os vizinhos) – passa para quem apontar.Cada pessoa vai dizendo um movimento e passando à pessoa respectiva. No início convém explicar os três movimentos a toda a gente progressivamente.