Aqui encontrará alguma documentação mais teórica sobre diversos aspectos importantes para quem trabalha com grupos de jovens.
Nesta secção disponibilizamos alguma documentação teórica sobre Desenvolvimento de Projectos. A principal fonte foi o “Project Management T-Kit” publicado pelo Conselho da Europa.
8 Leis de Desenvolvimento de Projectos
1. Uma vantagem de projectos confusos é que evitam o embaraço de estimar os custos correspondentes.
2. Um projecto planeado com cuidado demora 3 vezes mais tempo a ser completado do que o esperado. Um projecto bem planeado leva o dobro do tempo.
3. Nenhum projecto é completado a tempo, dentro do orçamento e com as mesmas pessoas que o começaram. O teu projecto não será o primeiro.
4. Quando as coisas correm bem, alguma coisa vai correr mal. Quando as coisas não podem piorar mais, pioram. Quando parece que vai tudo bem, devem estar a esquecer-se de qualquer coisa.
5. As equipas que desenvolvem projectos geralmente detestam monitorizar o que está a acontecer, porque isso mostra claramente quando as coisas não estão a avançar.
6. Nenhum sistema pode ser completamente explicado. Tentativas de analisar exaustivamente os problemas costumam causar mais problemas.
7. Se podemos alterar livremente o conteúdo de um projecto livremente, a taxa de mudança superará a de progresso.
8. Os projectos avançam rapidamente até estarem 90% concluídos. Depois disso, permanecem 90% concluídos para sempre.
Nesta secção encontra alguns tópicos para ajudar a coordenar trabalhos grupo.
Papéis-tipo em grupos
Num trabalho em grupo é normal que os diferentes elementos assumam determinado papel-tipo. Não se trata, obviamente, de uma característica constante para cada pessoa, mas de um determinado tipo de intervenção que pode ajudar a avançar ou complicar a discussão. Saber reconhecer os diferentes padrões de intervenção dos elementos do grupo pode ajudar o coordenador a orientar a discussão.
TASK
Initiator – introduces new ideas or new approaches
Opinion-giver – provides pertinent observations
Elaborator – builds on suggestions from others
Clarifier – gives relevant examples, restates and reformulates the problem and probes for meaning and understandings.PROCESS
Tension-reliever – uses humour or suggests timely breaks
Compromiser – is willing to yield a point of view
Harmoniser – mediates, reconciles
Encourager – uses praise and support
Gate-keeper – keeps channels of communication open, encourages others and may act as a filter (in a positive or negative way)BLOCKING ROLES
Aggressor – deflates the status of others or disagrees aggressively
Negator – criticises or attacks others
Blocker- holds on to positions, mentions unrelated experiences or returns to already resolved themes
Withdrawer will not participate (may have private conversations or take notes)
Recognition-seeker – boasts or talks excessively
Topic-jumper – changes the subject
Joker – diffuses the energy by telling jokes
Devil’s advocate – presents the other point of view (this role can play a positive part also)10 pecados mortais da facilitação
Pior do que não estar suficientemente preparado é julgar que se está e colocar as questões erradas.
Pior do que não ligar nenhuma às pessoas é focar demasiada atenção nos sentimentos e emoções dos participantes.
Pior que chatear o juízo é ser paternalista.
Pior do que falar mal é usar calão incompreensível – se nem todos compreendem, mais vale estar calado…
Pior do que não escutar, é manipular as intervenções de acordo com as próprias necessidades, ditando a agenda.
Pior do que não falar para ninguém é entrar em diálogo com um dois participantes favorecendo as suas opiniões.
Pior que fazer uma palestra é fazer mini-palestras ou, de maneira geral, falar de mais.
Pior que tudo é não ouvir as pessoas.
Pior que não estar atento ao tempo e ao nível de atenção das pessoas é apressar tudo.
Pior do que fazer um apanhado incorrecto da discussão, só mesmo não fazer nenhum!
Tamanho dos grupos e participação
Size Communication in the group Group structure/methods 3-6 people Everyone speaks Buzz groups like method 66 (6 people share for 6 minutes about a subject ), working groups. 7-10 people Almost everyone speaks.Quieter people say less.
One or two may not speak at all.
Working groups, small thematic workshops 11-18 people 5 or 6 people speak a lot, 3 or 4 others join in occasionally. Workshop, plenary session 19-30 people 3 or 4 people potentially dominate Plenary session (presentations (results, film), short theoretical input, evaluations) working groups +30 people Little participation possible (the bigger the group, the shorter the plenary meetings) Adapted from Rogers (1989)