Pedagogia: Revisão de vida

A Revisão de Vida é a pedagogia de toda a dinâmica do Movimento, constituindo a base do trabalho de equipa. Praticar o método da Revisão de Vida – ver, julgar e agir – implica interrogar-se perante a complexidade dos acontecimentos, olhar a realidade de uma outra forma criativa e plural e comprometer-se com a sua transformação. Mais do que um método, a Revisão de Vida é uma atitude de abertura e diálogo, um modo de ser profundamente livre, à maneira de Jesus de Nazaré, que se aprende na relação com o Outro. Deve ser compreendida, experimentada e recriada por cada um individualmente e nos diversos espaços comunitários em que vivemos e que o próprio Movimento nos proporciona.

   VER

Fazer uma introspecção recorrendo ao que VEMOS e a todos os nossos outros sentidos, tentando responder às questões: Porquê? Quando? Onde? Quem? Perceber as causas e as consequências do problema.

Não é meramente olhar, é predispor-se a estar atento, é conhecer muito bem a situação olhando para esta de vários pontos de vista. A Equipa é fundamental para uma "perspetiva global", pois cada um acrescenta algo que torna mais completa a compreensão da situação.

JULGAR

Descobrir e partilhar tudo aquilo que nos parece um contra-valor (o que nos impede de crescer no meio), como sinais reveladores do progresso (desenvolvimento do ser humano), e as atitudes que convergem para a vida de Jesus Cristo.

Momento em que confrontamos as nossas atitudes com os valores do Evangelho. Olhando para nós e para a situação, analisamos o que vai no sentido da verdadeira Paz, Justiça e Liberdade.

 AGIR

Partir para o AGIR, isto é, pegar nas conclusões a que se chegou e tomar uma ação concreta no meio, individualmente e em grupo. Trata-se do momento em que se toma o compromisso de tomar uma atitude relativamente ao tema debatido, visto e julgado.