Encontro Nacional de Formação 2021

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro realizámos o ENF (Encontro Nacional de Formação), no Convento das Irmãs Doroteias do Linhó, em Sintra.

Após quase 2 anos regressámos aos nossos encontros presenciais. Foi com muita alegria que estivemos novamente juntos em Movimento. Contámos com a presença da irmã Verónica e da irmã Ângela durante a tarde de sábado. Nessa mesma noite, contámos com a presença do nosso assistente nacional, o padre Manuel Henrique, via Zoom, para uma pequena partilha da sobre a sua experiência em Jornadas Mundiais da Juventude.

“Voltar a ter um encontro presencial do Movimento foi um feliz contraste aos meses passados em reuniões de Zoom. Achei interessante o tema escolhido pela equipa temática, pois tanto dava para falar de algo importante que se aproxima, as Jornadas Mundiais da Juventude, como também podíamos relacionar as estrofes do hino com o próprio MCE. Para mim, o ponto alto foi a presença da Irmã Verónica e da Irmã Ângela, que nos abriram todo um leque de possíveis interpretações do hino. Para além do que a sua presença permitiu-nos fazer aquelas perguntas que estão sempre escondidas no cérebro. Aproveito para agradecer também a conversa com o Pe. Manuel, que para além de ter sido informativa, também nos fez rir um pouco. Penso que foi um maravilhoso recomeço (espero eu) de um caminho fora dos cantos do ecrã de computador e mais próximo dos militantes que fazem este Movimento.”
Mário Coelho, militante da diocese de Lisboa

“Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, ocorreu o Encontro Nacional de Formação, em Sintra. As atividades realizadas permitiram aos militantes a partilha de opiniões e reflexões acerca do impacto do MCE no seu dia-a-dia. Com o aproximar de 2023 e do evento tão esperado por muitos de nós, analisámos também o Hino das Jornadas Mundiais da Juventude, bem como a sua ligação ao Movimento. Na verdade, esta vontade de partir para outros lugares, de dizer sim aos desafios e a Deus, de agir e melhorar o mundo que nos rodeia é o que nos caracteriza enquanto jovens católicos! Além disso, o ENF proporcionou excelentes momentos de convívio entre os militantes das várias dioceses, o que possibilitou o fortalecimento e a criação de novos laços e amizades. É através destes encontros que damos conta de que todos juntos construímos algo maior!”
Ana Marcelino, militante da diocese de Aveiro

Partilha esta notícia com os teus amigos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.