MCE TALKS

No passado dia 15 de fevereiro decorreu, no Seminario de Leiria, o MCE Talks. O evento ocorreu no seguimento do AGIR do acampamento de verão que tinha como tema O Plano de Deus. Foi possível ouvir militantes e profissionais a falar sobre temas que interessam a todos os jovens: o papel da fé na Escola e o cuidado da Casa Comum. O mais interessante foi ver que conseguimos juntar tantos jovens interessados numa só noite. Por último, agradecer aos convidados profissionais Juan Ambrósio e Rute Santos e congratular toda a equipa que se dedicou a organizar este evento!

  • Como oradora convidada, mas também como militante do movimento, posso dizer que o evento foi muito bem sucedido e deu a conhecer o que o MCE faz - dar voz! Em jeito de conversa, sem as formalidades esperadas de uma conferência mas com um forte acolhimento dos meus companheiros militantes, o MCE saiu da caixa, trouxe para a mesa assuntos de hoje, temas que tocam a todos em que é preciso ouvir, refletir, partilhar e agir! As ideias divergiram em termos concretos, mas na sua generalidade todos corremos para o mesmo projeto de Amor, quer falando da Casa Comum, quer analisando se a Escola tem lugar para a Fé. Foi de muito bom agrado que a conversa seguiu o nosso Método de Revisão de Vida, com a naturalidade que tem e levando à proposta de uma ação ao Movimento. Foi um serão muito bom! Obrigada à equipa, aos oradores e a todos os que estiveram presentes! Que o MCE continue assim, a sair da bolha!

    Maria Correia

  • Preparar o MCE TALKS foi muito desafiante mas ao mesmo tempo muito enriquecedor. Quisemos dar a conhecer um pouco mais daquilo que é realmente o nosso Movimento, desafiando alguns dos nossos militantes a falar de temas muito próximos de nós juntamente com profissionais que estivessem ligados aos temas em causa, e mostrar a sua ligação com Fé.
    Com o passar dos dias, este AGIR começou a tornar-se cada vez mais real e mais próximo de nós. A contagem decrescente começou e o grande dia finalmente chegou. Será que conseguiríamos corresponder às expetativas de todos aqueles que esperavam ansiosamente por este grandioso dia, tal como nós? Hoje a resposta é evidente! Sim, conseguimos! Conseguimos mostrar um pouco daquilo que se vive no MCE. Um pouco… Sim, apenas um pouco…
    Foi uma noite maravilhosa que tanto nos orgulhamos, uma noite em que Ele esteve presente em cada um de nós. Uma noite de grande alegria mas ao mesmo tempo de grandes partilhas e de reflexão.
    Que este tenha sido o espaço para percebermos como a Igreja continua atenta aos problemas do mundo. Que Jesus Cristo seja um exemplo para todos nós e que, através da oração, possamos contemplar tudo aquilo que nos foi oferecido neste mundo tão belo. Que possamos, também, continuar a Cuidar da Nossa Casa Comum, porque ela é de todos e todos temos responsabilidade por ela.
    Desejo que esta noite tenha mostrado aos nossos militantes, bem como a outros jovens presentes, que podemos e devemos continuar a ser “católicos na escola e estudantes na igreja”. Existe verdadeiramente lugar para a fé na escola e na nossa vida quando a encontramos em cada um de nós.
    Muito obrigado a todos aqueles que contribuíram para que esta noite fosse tão especial! A história nunca pode ser travada!

    Mariana Pedrosa

  • Partilha esta notícia com os teus amigos!

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.