Encontro Nacional de Formação

O ENF foi o último encontro que juntou as 3 dioceses para receberem formação sobre o nosso Movimento! Tivemos a oportunidade de ouvir ex-militantes, o assistente da diocese de Lisboa, Padre João Quintas, e de partilhar um fim de semana de oração e muitas brincadeiras!

 

  • O ENF para mim foi muito especial. Não foi aquele encontro de grande dimensão mas foi o meu primeiro. Foi a minha primeira experiência do MCE para além das reuniões e foi onde eu me senti verdadeiramente acolhido pela família deste movimento. Ao nível do ENF em si, tal como indica o nome, é um encontro de formação cujo objetivo é perceber ao certo o que é o MCE, que movimento é este e como funciona. Para tal realizaram-se diversas atividades incluindo jogos que nos fizeram pensar na importância e responsabilidade de cada função dentro do movimento e nos esclareceram o papel de cada uma. Além disso tivemos a oportunidade de ouvir de pessoas mais experientes como o Padre João e os ex militantes Cláudia e António que nos ilucidaram acerca de temas como o espírito crítico na Igreja e a criação e evolução do MCE, respetivamente. Fomos ainda convidados a participar num fogo conselho organizado pelos escuteiros da Paróquia da Ajuda que nos proporcionou um verdadeiro momento de comunhão. Foi apenas um fim de semana mas fizeram-me logo sentir em casa e que pertencia ali. Foi um fim de semana de pura felicidade que nunca vou esquecer e que irei guardar para sempre com muito carinho.

    José Cerjo

  • O ENF, foi indiscutivelmente uma experiência muito marcante para mim. Para além de ser um tempo de reflexão e partilha foi também uma oportunidade para poder conhecer mais o movimento, os seus objetivos e ideais! Confesso que não foi fácil tomar a decisão de participar no encontro pois sendo eu nova no movimento não sabia o que esperar do evento, mas as dúvidas foram todas preenchidas de muito aprendizado, alegria e experiência.
    Dentre várias atividades que fizemos no encontro a que mais me marcou foi a atividade em que fizemos um debate sobre um tema escolhido ao acaso e cada um de nós devia desempenhar as várias funções das equipes. Esta atividade foi muito desafiante mas acima de tudo enriquecedora em termos das nossas funções nas equipes de revisão de vida.
    O local do encontro proporcionava muita paz e serenidade apesar do frio.
    Tive também a oportunidade de fazer novas amizades que me abriram a mente para adquirir uma nova atitude durante as reuniões.
    Gostaria de parabenizar a equipe temática pela boa organização do evento, tenho a certeza que não deve ter sido fácil reunir militantes de vários pólos do país num lugar só mas com a graça de Deus e com muito trabalho o evento foi um sucesso.
    Com as lições que pude retirar no ENF, espero tomar uma melhor posição na minha equipe de revisão de vida para que possamos ser promotores da diferença no ambiente em que estamos inseridos e chamar mais militantes para o serviço de Deus e do seu povo ! Obrigada

    Chelsia

  • Partilha esta notícia com os teus amigos!

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.