Universidade – a Big Mudança!

 

Maria Vieira

Natural da vila da Batalha

Está no 1º ano da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

 

Muitas vezes a entrada na faculdade implica a mudança de cidade e rotinas e exige muita responsabilidade por parte de um jovem de apenas 18 anos. E como jovem estudante que ingressou este ano no ensino superior foi o que me aconteceu. Inicialmente estava com algum receio de ir viver para longe da minha família e dos meus amigos, mas é uma questão de hábito. Rapidamente me adaptei e acho que o que facilitou muito esta adaptação foi o facto de me sentir bem na cidade e na escola onde estou e ainda o acolhimento demonstrado pelos estudantes mais velhos. Estou no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e apesar de o primeiro ano ser muito teórico, estou a gostar muito do curso. Tem cadeiras que acho interessantes e que me agradam. A exigência dos meus professores do secundário permitiu me atingir um ritmo de trabalho que está a facilitar imenso o meu estudo e autonomia.

Uma diferença muito notória no ensino superior relativamente ao secundário é a carga horária que é muito maior. Falando agora um pouco da praxe, se por um lado sempre foi algo que me despertou curiosidade e vontade de experimentar por outro deixava-me um pouco receosa de como iria conciliar tudo.

A praxe para mim é um momento que permite abstrair-me do stress do estudo. É família, amizade e união. Através dela tenho garra para gritar o meu curso e demonstrar o orgulho que tenho nele!

Muitas experiências em tão pouco tempo e acho que todas elas muito enriquecedoras. Não podia ter escolhido melhor cidade, melhor escola e melhor curso!

Partilha esta notícia com os teus amigos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *