MC’Fest 2018

No passado dia 16 de junho, em plena Festa da Fé, o Movimento Católico de Estudantes participou no Festival da Canção Jovem de Mensagem Cristã, organizado pelo SDPJ de Leria-Fátima, com uma música original cuja letra foi escrita durante uma reunião semanal do Setor do Ensino Superior.

A intenção da participação neste festival surgiu durante a nossa festa da Páscoa, quando o plano da Festa da Fé foi apresentado aos militantes.

Uma vez que a original (letra + música) teria que ser entregue até 25 de abril, o prazo estava bastante apertado, apenas tínhamos 2 semanas para escrever, compor e gravar a música.

O tema da canção seria “A alegria de ser Igreja em Missão”. Como não é um tema propriamente fácil, dois militantes, Alexandre Josué e Rita Carina foram ao encontro da Assistente Diocesana de Leiria-Fátima, Irmã Ângela Oliveira, com o objetivo de ficarem esclarecidos e poderem prosseguir com a composição da letra.

Foi feita uma breve leitura e análise da Carta Pastoral 2017/2018 de D. António Marto e em equipa, com a ajuda do Pe. Eduardo Caseiro foi escrita a letra da canção.

Depois, foram feitos grandes esforços para criar o instrumental que combinasse bem com a letra, pelo que foi necessário reunir os intérpretes algumas vezes.

No dia 24 de abril, a canção já estaria terminada, gravada e submetida.

Foram apresentados 5 grupos participantes:
– L.EMA (extraconcurso)
– Grupos de Jovens Sta. Catarina e S. Mateus
– 4EV e Luz Sem Tempo
– Movimento Católico de Estudantes
– Grupo de Jovens da Barreira

Chegou o grande dia, e após um excelente trabalho por parte de todos os participantes durante as atuações, foram dados a conhecer os vencedores do festival.

Foram entregues 4 prémios diferentes aos grupos correspondentes:

Prémio Interpretação: 4EV e Luz Sem Tempo: “A alegria da Missão”
Prémio Letra: Grupo de Jovens da Barreira: “(Re)descobrir-Te em Missão”
Prémio Ser: Grupos de Jovens Sta. Catarina e S. Mateus: “Igreja em Missão”
1º Prémio: Movimento Católico de Estudantes: “Chegou a nossa vez”

O nosso Movimento recebeu o 1º prémio e por isso iremos participar no “Cuméquié”, a realizar pelo SDPJ no dia 30 de junho de 2018 (Saber Mais) e também no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem 2018 a realizar no final do ano civil.

É com muita alegria que partilhamos este prémio convosco!

Partilha esta notícia com os teus amigos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.